Ultrassonografia de Próstata (Via Abdominal e Transuretral)
Ultrassom da próstata via abdominal
O ultrassom via abdominal é indicado para casos em que não há necessidade (ainda) de realizar uma biópsia da próstata. Ele vai mostrar apenas as alterações visíveis no tamanho e no aspecto da glândula, confirmando ou não as impressões pelo toque retal.
É um ultrassom abdominal comum, sem riscos para a saúde, não emite radiação e não causa dor. O único preparo necessário é estar com a bexiga bem cheia, para facilitar a visualização da próstata durante o exame, que dura em média 20 minutos. Não há nenhuma indicação ou cuidado pós-exame.
Através dessa ultrassonografia, o médico poderá decidir se vai solicitar uma biópsia ou alguma outra conduta e tratamento da próstata do paciente.
Ultrassom transretal da próstata
Já o ultrassom transretal é indicado quando é preciso visualizar mais de perto ou realizar biópsia de lesão identificada em outros exames.
Nele, uma pequena sonda lubrificada é inserida no reto do paciente, captando imagens próximas da próstata. O procedimento é feito sem anestesia, pois não causa dor, podendo causar apenas um leve incômodo. Para pessoas com fissuras anais ou hemorroidas, é possível utilizar um anestésico leve, para minimizar o desconforto.