Instilação Vesical BCG
Instilação vesical de BCG, é o tratamento de escolha para o diminuição da recidiva dos tumores superficiais de bexiga que foram previamente submetidos a tratamento endoscópico.
A BCG imunoterapêutica éproveniente do cultivo da cepa Connaught do Bacilo Calmette-Guérin, derivada de uma cepa atenuada do bacilo da tuberculose bovina,Mycobacterium bovis.
Este ativo-BCG é o mesmo utilizado para imunização contra tuberculose. Os bacilos encontram-se em forma de pó liofilizado e são viáveis após a reconstituição em diluição em soro fisiológico. Por ser o bacilo atenuado da tuberculose, o manejo deste medicamento requer alguns cuidados especiais.
A aplicação da BCG é intravesical (através de uma sonda dentro da bexiga). Após a aplicação, o medicamento deve permanecer no interior da bexiga por aproximadamente duas horas. Durante à primeira hora o paciente permanecerá deitado alterando a posição a fim de que toda a parede da bexiga seja atingida, e na hora seguinte o mesmo deverá permanecer em observação e tentar reter a urina.
A ação da medicação promove uma resposta inflamatória o que resulta na eliminação ou redução das lesões cancerosas superficiais. Esta ação está frequentemente associada ao aparecimento de febre transitória, sangue na urina, aumento na frequência urinária e dificuldade para urinar.