Março Vermelho: Mês de Luta Contra o Câncer de Rim
Março é o mês de combate ao câncer renal, doença rara e silenciosa que na maioria dos casos é descoberta por acaso em exames de imagem como a ultrassonografia. Se detectada precocemente, no entanto, a doença tem até 90% de chance de cura;
Representa cerca de 3% de todos os casos de tumores malignos em homens e mulheres. O carcinoma de células claras é considerado o mais frequente, sendo responsável por até 85% dos casos. O câncer renal pode ser restrito ao órgão ou, ainda, se espalhar para outras partes do corpo.
Nas fases iniciais, o câncer renal pode não apresentar sintomas, por isso muitas vezes o diagnóstico geralmente só é feito quando as lesões estão maiores.
Quando há sintomas, os mais comuns são:
– sangue na urina
– dores na lombar
– perda de peso
– cansaço
– febre ocasional
São fatores de risco mais importantes:
Tabagismo: fumantes correm até 3 vezes mais risco de desenvolver a doença que não fumantes, pois as toxinas do cigarro caem na corrente sanguínea e chegam aos rins.
Excesso de peso: obesos possuem alterações hormonais que favorecem o surgimento da doença
Hereditariedade: histórico de câncer renal na família aumenta a probabilidade de desenvolver a doença
O principal tratamento ainda é a cirurgia, seja por via aberta (laparotomia) ou cirurgia videolaparoscopia, porém, existem novas terapias como a crioterapia (destruição tumoral através do congelamento) ou a radiofrequência (que realiza o mesmo procedimento, mas com ondas de calor) que também possuem efeitos positivos.