Traumas Genitais e Urológicos
Traumas Genitais e Urológicos são lesões que ocorrem no trato urinário em casos de traumatismo é a presença de sangue na urina, que ocorre em cerca de 80% dos pacientes. Outros achados frequentes são a presença de hematomas ou escoriações na região lateral do abdômen (flanco) e fratura de arcos costais.
O exame de imagem melhor indicado em suspeita de lesão renal é a tomografia computadorizada de abdômen. A tomografia permite uma avaliação completa da cavidade abdominal sendo possível avaliar a presença e gravidade de lesões de outros órgãos. Este exame permite também, além da avaliação morfológica do rim, o estudo de sua função. Outros exames que podem ser utilizados são a ultrassonografia e a urografia excretora.
A decisão sobre a necessidade ou não de exploração cirúrgica depende da gravidade da lesão. Na maior parte dos casos, os ferimentos renais são superficiais e podem ser tratados com repouso e antibióticos. Os ferimentos renais mais profundos, com lesão da via excretora e extravasamento de urina, podem ser tratados com cirurgia ou observação, sendo necessário a análise criteriosa de cada caso para se decidir a conduta. A necessidade de intervenção cirúrgica é absoluta nos casos em que existe lesão da artéria renal com interrupção do fluxo sanguíneo para o órgão. Com os avanços em técnica e material cirúrgico, a necessidade de retirada do rim em casos de trauma têm sido cada vez menor, procurando-se, sempre que possível, a realização de cirurgias reparadoras.